25/08/2013

Nas dunas de Journey


   E hoje começamos uma nova seção aqui no AD. Sim, um piloto para uma nova  proposta aqui pro blog que acho interessante e não sei se todos da área de criação fazem.
    
 Uma coisa muito importante que todos devem concordar é na busca de soluções através de referência (que é uma busca quase que constante no trabalho pra sermos francos). Tanto que site como: chocola designhypeness ou Behance são bem frequentados.
    Bom a ideia aqui é quase isso. Além de designer eu também jogo video game, eu sou mais jogadora casual. Comecei a jogar mais depois que comecei a namorar - sim, meu namorado é um jogador desde a época do mastersistem e acabou dividindo comigo essa experiência e hobbie. Não que hoje eu seja uma super jogadora, mas eu entendo bem mais do assunto. Contudo, além de melhorar minha habilidade com jogos e entender os noticiários de games eu ganhei uma fonte de repertório. E sinceramente, o universo dos jogos pode ser tão rico quando um cartaz. Por isso hoje inicio minha seção de dicas de jogos pra ser vistos e não necessariamente jogados. E não se preocupe se você não tem acesso a nenhum dos jogos, You tube  é a melhor fonte para - com os gameplay comentados fica muito mais fácil entender o jogo.

Capa do Journey

    E para iniciar aqui as nossas dicas temos Journey. O jogo é de 2012 lançado exclusivamente para PS3 e foi feito pela empresa ThatgamesCompany (sim, tudo junto! Não é erro meu). Este jogo não é para qualquer um, pois não é nem de plataforma muito menos de tiro. Journey é um jogo filosófico digamos assim. Com um trabalho de gráfico bem interessante e simples o jogo se passa em uma viagem.
     Você é um personagem que vai desvendando uma história de uma cidade ou civilização, mas nada muito claro porque o jogo não tem texto ou qualquer elemento verbal de comunicação entre o jogador e os fatos do jogo.  Logo você não sabe ao certo o que faz, o porque está ali ou se tem q pegar medalha. Porque isso não importa. Simples assim.
    O importante do jogo é o caminho e a companhia. Sim, tem companhia! Mas lembre-se que no jogo não tem texto. Se não há texto que conte a história, muito menos pra conversar entre jogador. O jogo permite o modo multiplayer e que para muitos ai está o charme do jogo, porque durante o passeio você e seu colega se interagem e descobre o que há em cada duna e além de ter um desafio maior - como se comunicar com aquela pessoa? Bom, vai da criatividade do jogador. Logo Journey já se mostra bem diferente de outros jogos pela maneira que foi construída. Eu sinceramente não levei muita fé no jogo. Mas com o desenrolar da caminhada e um final bem simbólico digo que é um bom jogo pra ser visto (até porque eu não joguei, só assisti). Mas como designer devo dizer que é um jogo ótimo!
Porque:


  • Simplicidade da composição. Os cenários de um modo geral não tem muitos elementos, mas são ricos simbolicamente.
  • Os personagens são simples também, mas demostram muito bem sua evolução. Isso através da própria vestimenta.
  • Há trechos com uma representação de povos antigos, mas nada muito explicito
  • Muito cuidado com a construção dos ambientes - principalmente com a paleta de cores e com a música. Pra quem não sabe, a música do jogo foi premiada e sim ela é um elemento de composição super importante pro jogo. Ela consegue te envolver na situação. Mas as paletas de cores utilizada também ajuda, não só pra representar o local. Mas de mostrar os bons e maus momentos que acontecem no jogo.

Muito uso de fitas para a composição da cenas

inicio do jogo
Composição da cenas
    Cenário
    Um dos cenários do jogo com referência a outros povos

      Cena mais pesada do jogo que se caminha pro fim


      Por do sol

      parte de uma cena mais agitada que se passa por dentro de uma cidade e tem que descer .

           E outro detalhe importante é escolher o jogador, pois no vídeo o jogador pode dar mais informações. No caso eu assisti pelo Leon Martins do canal Coisa de Nerd e que foi bom porque ele interpreta as partes simbólicas e também explica rapidamente a filosofia que tem na narrativa. Quem quiser seguir por ele deixo o link aqui. Espero que tenham gostado da dica e que alguém mais já viu o jogo, Comenta :D
      Até