24/11/2013

Cozinhando as cartas com a FunBox

      

 OI, OI, OI!
       A gente aqui quer dividir uma descoberta bem legal que achamos no YouTube! Dias atrás, achamos um canal do YouTube chamando Jogando Offline. Um canal que  faz análise de jogos de tabuleiro em português. Olhando o material deles, encontramos o COOK–OFF da FunBox!


       Não só o canal do YouTube ser divertido, o jogo Cook-off é mais legal ainda. Porque o objetivo do jogo é ser uma pequena competição de culinária, contudo para ganhar pode além de ser um chefe habilidoso também é preciso sacanear o oponente.  Não só o tema é bem diferente, mas a arte do material é lindo.
       A ilustração dos personagens que representam os chefes é estilo cartoon e relacionado aos países, como por exemplo: México – lutador de “lucha libre”. Como pode  ver na imagem abaixo:
Personagens do jogo (Criação: FunBox)
Personagens do jogo (Criação: FunBox)


       E também é marcante no jogo as cores utilizadas, pois nesta cozinha nada de branco ou cor sem graça. A equipe da FunBox não teve medo de ousar e colocou  amarelo, verde e vermelho -Tornando o jogo visualmente alegre, animado e convidativo para uma partida. Contudo, isso não significa que precisa de muita explicação para entender as ações dos jogadores, pois as cartas sinalizam bem as ações através de palavras de ordem e ícones que simbolizam a ação.
Arte das cartas (Criação: FunBox)
Arte das cartas (Criação: FunBox)


       Exemplo disso são as cartas preparar e cozinhar que mesmo similares em sua composição, a panela na carta cozinhar evidencia a ação. Ou então, o uso da cor vermelha indicando aos chefes qual o melhor momento para sabotar a cozinha do outro. Já o tabuleiro é bem diferente, pois em vez de ser um tabuleiro grande, como por exemplo banco imobiliário, em Cook-off o tabuleiro é individual deixando o jogo mais dinâmico, pois desta maneira é preciso olhar o seu tabuleiro e dos outros chefes.
Material do Cook-off (Criação: FunBox )
Material do Cook-off (Criação: FunBox )
       E como a carta especial deste jogo é saber que o jogo é 100% nacional. O jogo foi desenvolvido pelo designer Luis Francisco e pelo ilustrador Marcelo Bissoli e publicado pela FunBox (editora de jogos de São Paulo). Para aqueles que curtiram o jogo deixe ai seu comentário :D
COOk-OFF
Produtora: FunBox
Jogadores: 4 até 6 
Tempo médio: 40 minutos
Estilo: party game
—————
OBS: Povo! Recado mega importante: a gente aqui do AD iniciou uma pesquisa junto ao público para conhecer melhor vocês. Quem puder participar, ficaremos felizes! (link aqui)
NOTE: People! Comment mega important to us here AD began a survey of the public to learn more about you. Who can participate, be happy! (link here)
———
Para saber mais: