Angry Brids Go! o novo jogo da Rovio |
Mas o fato que queremos mostrar hoje aqui no AD não é simplesmente o lançamento de mais uma edição de Angry Birds. E sim como a Rovio tem um bom planejamento de jogo e de MKT com seu produto, pois a primeira versão do jogo é de 2009 e com mais este lançamento a franquia Angry Birds já consta com 9 títulos (além de outros títulos). E para se ter uma ideia do que isso representa em número, a empresa anunciou que no final de 2012 tinha fechado o ano com com um lucro líquido 57%, 55 milhões de euros (o equivalente a 71 milhões de dólares).Ok, não vamos pensar que assim que a empresa nasceu fez sucesso,pois a empresa é de 2003 e o jogo é de 2009, ou seja, tem seis anos que a empresa investiu até vir os bons ventos. E sim perceber como eles conseguiram desenvolver um jogo esteticamente simples ( os personagens são vetorizados) e uma compreensão de usabilidade muito boa, pois é muito simples entender a mecânica do jogo. Além disso, souberam explorar muito bem o material que tinham na mão, prova disso são:
1°- Perceber que o publico construiu um carinho pelos personagens criados e transformaram em vários produtos.
bichinho de pelucia baseado nos personagens do jogo. |
Meu do jogo Angry Birds Friends. |
3°- Explorar melhor a física do jogo e acrescentando novos obstáculos. Resultado disso está no Angry Birds Space, jogo realizado em parceria com a NASA para simular o efeito do espaço para catapultar um objeto.
4°- E com o surgimento do Angry Birds Space teve a ideia de juntar o jogo a maior franquia de filme sobre o espaço: Star Wars. E assim teve Angry Birds Star Wars e Angry Birds Star Wars II! O que é interessante ver como o jogo é adaptável - ver os personagens de Angry Birds caracterizados e ainda passar pelos momentos importantes do filme. Saber equilibrar os pesos é fundamental nesta versão
do jogo.
Eu acredito que exemplos como estes são importantes para o design, porque são exemplos de como se comunicar com o publico e trabalhar seu projeto. Não estou dizendo que algo simples ou pura sorte, tudo no que eles investiram foi estudado. E sim o quanto o designer precisa hoje ter conhecimento de MKT e/ou estrategia para que seu produto funcione, por exemplo: se o jogo fosse pago no inicio muito provável não teria o sucesso que tem hoje.
Para saber mais:
Parque de diversão do Angry Birds
Noticias da revista EXAME sobre Angry Brids
Angry Birds Toons Angry Birds Go! - Canal Coisa de Nerd