15/12/2013

Vai Angry Birds! Vai!

      E recentemente no mundo dos games a Rovio lançou mais um jogo com os passarinhos mais famosos do mundo dos aplicativos - Angry Birds GO! para quem não sabe, este jogo é bem diferente do estilo lançado anteriormente porque se trata de um jogo de corrida (pra ser sincera, lembra um pouco o jogo do Mario Kart).


Angry Brids Go! o novo jogo da Rovio
Angry Brids Go! o novo jogo da Rovio

  Angry-Birds-Go-2

      Mas o fato que queremos mostrar hoje aqui no AD não é simplesmente o lançamento de mais uma edição de Angry Birds. E sim como a Rovio tem um bom planejamento de jogo e de MKT com seu produto, pois a primeira versão do jogo é de 2009 e com mais este lançamento a franquia Angry Birds já consta com 9 títulos (além de outros títulos). E para se ter uma ideia do que isso representa em número, a empresa anunciou que no final de 2012 tinha fechado o ano com com um lucro líquido 57%, 55 milhões de euros (o equivalente a 71 milhões de dólares).Ok, não vamos pensar que assim que a empresa nasceu fez sucesso,pois a empresa é de 2003 e o jogo é de 2009, ou seja, tem seis anos que a empresa investiu até vir os bons ventos. E sim perceber como eles conseguiram desenvolver um jogo esteticamente simples ( os personagens são vetorizados) e uma compreensão de usabilidade muito boa, pois é muito simples entender a mecânica do jogo. Além disso, souberam explorar muito bem o material que tinham na mão, prova disso são:

  1°- Perceber que o publico construiu um carinho pelos personagens criados e transformaram em vários produtos. 

bichinho de pelucia baseado nos personagens do jogo.
bichinho de pelucia baseado nos personagens do jogo.

Meu do jogo Angry Birds Friends.
Meu do jogo Angry Birds Friends.
  2°- Perceberam que o publico tinha um desejo de jogar Angry Birds entre amigos. Resultado no Angry Birds Friends, onde o jogo permite desafiar seus amigos do Facebook. 

 3°- Explorar melhor a física do jogo e acrescentando novos obstáculos. Resultado disso está no Angry Birds Space, jogo realizado em parceria com a NASA para simular o efeito do espaço para catapultar um objeto.

  Angry-Birds-Space_9

4°- E com o surgimento do Angry Birds Space teve a ideia de juntar o jogo a maior franquia de filme sobre o espaço: Star Wars. E assim teve Angry Birds Star Wars e Angry Birds Star Wars II!   O que é interessante ver como o jogo é adaptável - ver os personagens de Angry Birds caracterizados e ainda  passar pelos momentos importantes do filme. Saber equilibrar os pesos é fundamental nesta versão 
do jogo.

800x600_278

      Eu acredito que exemplos como estes são importantes para o design, porque são exemplos de como se comunicar com o publico e trabalhar seu projeto. Não estou dizendo que algo simples ou pura sorte, tudo no que eles investiram foi estudado. E sim o quanto o designer precisa hoje ter conhecimento de MKT e/ou estrategia para que seu produto funcione, por exemplo: se o jogo fosse pago no inicio muito provável não teria o sucesso que tem hoje.

Para saber mais:
Parque de diversão do Angry Birds
Noticias da revista EXAME sobre Angry Brids
Angry Birds Toons Angry Birds Go! - Canal Coisa de Nerd