23/01/2014

Guacamelee, viva os mortos!



       E voltando com a nossa seção de jogos trazemos aqui um jogo Indie chamado Guacamelee  produzido pela Drinkbox e distribuido pela Valve.
       Nós descobrimos no canal TheRemedyChannel. Ele despertou o nosso interesse porque a ambientação do jogo é muito divertida e bem diferente! O jogo se passa em uma cidade fictícia no México durante o  feriado dos mortos, no caso, o jogador é um lutador morto vivo que precisa salvar a filha do presidente de uma caveira do mal. Mesmo um roteiro sendo meio comum (no sentido de salvar a donzela em perigo) isso não é um grande problema, pois o foco mesmo é a ação no combate e o feriado. A primeira questão interessante foi do desenho com muitas cores e com pouco trabalho de sombra. Porque torna os personagens bem caricatos e engraçados e também é uma maneira de representar a cultura mexicana

Cena do jogo mostrando um dos capangas e com o heroi.
Cena do jogo mostrando um dos capangas e com o heroi. (Fotografia: http://www.getyourgeekon.co.uk/)


Exemplo da cultura Mexicana. (fotografia:http://cultura.culturamix.com/)
Exemplo da cultura Mexicana. (fotografia:http://cultura.culturamix.com/)

       E uma coisa que achei diferente foi uma mistura do Mario com Zelda, isso porque ele é um estilo plataforma contudo não muito linear, logo permite explorar um pouco o mapa e até a resolver pequenos puzzle  até chegar  em algum ponto do mapa. É uma solução diferente (pelo menos eu não conheço muitos jogos que este tipo de possibilidade). Trazendo como consequência uma estilo de jogo mais rápido, enquanto tu anda é preciso abrir caminho ou enfrentar inimigos com golpe de luta livre. Como material de entretenimento, admito que fiquei muito interessada de jogar. Mas como designer digo que a adaptação do México e perceber como é um jogo rico em referência (não só cultural, mas também de outros jogos) faz com que  vale a pena passar a dica aqui. Tanto que  o Rennan, nosso ilustrador,  fez duas ilustrações inspirados no jogo:
Caveiras-01-atelier-design-rennan

guacamelee-02-atelier-design-rennan

Para saber mais:
Videos do jogo - The Remedy Channel 
Site do Jogo
Jogo na Steam