Pra começar este texto tenho que franca com vocês: eu achava um jogo muito infantil e não o levei a sério. A primeira vez que eu vi foi pela caixinha dele em uma loja. E hoje eu vejo como estou errada! Sendo que eu ainda não joguei.
Pergunta: De qual jogo estou falando?
Resposta: Litter Big Planet!
Litter Big Planet
Bom vamos a minha confissão: eu ainda não tinha passado pelas aulas do meu namorado. E em meu tempo de solteira eu ia nas livrarias e dava uma volta completa pela loja (Normal até ai) e no dia que eu vi a capinha de Litter Big Planet eu não tinha a menor ideia do que se tratava e achava o personagem com cara de saquinho e não levei fé do produto (nada como o sr. tempo pra te ensinar).
Eu lembro disso ao ver o personagem do jogo.
Depois das aulas e já mais entendida, hoje eu já tenho alguns jogos que eu gosto de acompanhar sozinha e foi nestas de ir procurando videos de jogos interessantes que eu cruzei com o jogo e vi a primeira vez na fase do ninja no canal do BrkEdu (pra quem não o conhece, ele é um brasileiro que mora no Canadá e produz jogos independentes). Depois fiz questão de ver todos os 11 episódios que compõem a versão história. E juro que fiquei louca pra tentar jogar XD
O jogo foi lançado em 2008 pela Sony (PS3,PSvita,PSP) a história em si do jogo ainda acho meio bobo, mas o legal dele nem o roteiro e sim seu poder de mudar. O jogo tem como ideia central (além de ser fofo) é ser costumável :D Ou seja, tem o modo história e durante o caminho você captura itens e que personaliza o seu personagem (ou seja, ele tem cara de saquinho só de inicio). E ai que o jogo ganha, pois não são só itens pra vestir e sim é uma pesquisa de cores e textura muito interessante.
Ainda mais se consideramos as fases estão relacionadas ao mapa mundi que nós o conhecemos. Assim o personagem passa por locais como: India, Japão, México. E a fase se torna interessante justamente pela total caracterização - o jogador imerge naquela cultura, naquelas cores de uma maneira única! Eu sei que a palavra única é um pouco pesada, mas eu tenho q ser franca com vocês. Porque não é uma imitação e sim uma leitura das referencias daquela cultura. Um exemplo bom disso é quando ele vai pro Japão e a fase começa da direita pra esquerda - assim fazendo relação ao modo que eles lêem.
Mais informações:
Site do Jogo
Playlist do jogo