06/10/2013

Made in Brasil


      O que foi noticias recentemente foi o lançamento de GTA 5 que tês dias faturou 1 bilhão de dólares. E lógico que isso foi comentado no noticiário a questão que fica é ver jogo faturando como filme, exemplo disso foi Vingadores que teve como receita 1,4 bilhões de dólares. Uma coisa é você ver os fãs e todo mundo comentando, outra é ver o noticiário tradicional comentando do lançamento do jogo.
        E eu sinceramente não estava esperando o jogo, mas acompanhei o pessoal comentando (se quiser uma análise do jogo, veja o vídeo aqui). Mas o importante ao meu ver não é tanto o jogo e sim o que ele representa, porque eu ainda lembro muito de quando pequena que jogo no sentido de brinquedo, entretenimento e em contra partida nada com significado de carreira profissional. Os anos passaram e eu como designer vejo um cenário muito bom:

  • O Brasil já possui um mercado consumidor,
  • A tecnologia está mais avançada,
  • Já temos um bom referencial de jogos,
  • Já existe caminhos pra distribuir este material (como a steam, google play).

     E a pergunta que fica é: cade os profissionais nisso?
     Não  me refero ao calouros que  já querem direcionar sua graduação a jogos. E sim ao designer ,animadores  e programadores que já são formados e investiram neste ramo! E neste espirito “where are you?” – nosso equipe procurou produtoras de jogos nacionais que atendem o mercado nacional:
1°- Hoplon (Link)
     Hoplon é de Santa Catarina e fundada em 2000. Em seu portfolio tem jogos como: Candypot que é jogo pra rede social e mobile (IOS e Android) onde tem o mesmo esquema de combinação de cores – parecido com o Candy Crush Sago. E também tem Tikodom: Living Universe é um jogo de ação online que se passa no universo com naves espaciais e combate.
taikodom102
Taikodom
801532811135
CandyPot no facebook
2°- TecToy (Link)
     Tectoy esteve na minha infância e eu não sabia. Porque eu passei bons momentos brincando com o Pense Bem e o livrinho que acompanhava (eu lembro que era necessário 6 filhas grandes pra ligar). Mas além de mini computador também já cheguei a brincar com ele como computador de banco (imaginário fertil, não?).
pense-bem-tec-toy-com-caixa-original_MLB-F-3529374295_122012
Pense bem – um clássico.
     O tempo passou e descobri que a TecToy não só fez parte da minha infancia, como também se atualizou e fala hoje com os novos pimpolhos. Ainda atuam com o mercado infantil, mas atento as modernidades. Exemplo disso é o lançamento do novo produtos deles – galinha Pintadinha versão tablet ;D
     Além de ter todas as musicas da galinha também dá pra acompanhar as atividades da galinha, assim a criança aprende o que é “rotina”, por exemplo. Outro diferencial é o suporte do equipamento que protege e simula a galinha em tamanho, desta maneira a criança se diverte ao imaginar que realmente tem uma galinha e também pode mexer com as mãos livres.
tectoy-galinha-pintadinha-tablet
A galinha mais famosa do Brasil na versão da Tectoy.
3° SwordTales:
     Esta aqui é de Porto Alegre e tem uma conquista bem interessante – A companhia SwordTales conseguiu  incentivo do governo (Lei Rouanet) para produzir o jogo Toren.  O jogo é estilo adventure, mas com enredo mais simbólico. A trama é composta por uma menina que vive presa em um castelo e para sair é preciso encontrar uma planta que cresce em meio a construção.
     Mas o grande desafio mesmo que o jogo representa é fazer com que empresas estejam disposta a investir na criação do jogo, já que Ministério da Cultura autorizou a arrecadação de R$ 370 mil para os produtores.
249games news 3
60281_465414040145969_245954496_n
     Para ler mais: